Tantos termos em inglês, diversos tipos de classificação e, para piorar, tudo misturado.
Assim são as descrições das geladeiras nas lojas virtuais brasileiras. Uma confusão!
Sem falar que a escolha errada do tipo de geladeira vai lhe deixar com um prejuízo de no mínimo 2000 reais.
Mas não se preocupe, porque neste artigo, você vai saber quais os diferentes tipos de classificações de geladeiras e fazer decisões mais certas na hora de comprar.
Continue a leitura para saber mais detalhes.
Tipos de geladeiras por quantidade de portas
Uma das primeiras formas de classificar as geladeiras é pela quantidade de portas e suas próprias localizações no produto.
Duas geladeiras com o mesmo tamanho mudam de cabo a rabo a sua forma de utilização ao incluir, retirar ou mudar a localização das portas.
Segue abaixo os 5 tipos de geladeiras conforme tal característica.
Geladeira com uma porta
A geladeira com 1 porta é um eletrodoméstico bem mais comum e um dos mais vendidos por conta do seu baixo preço.
Mesmo sendo de 1 porta, ela contém o refrigerador e o freezer. O freezer tem uma pequena tampa para diminuir a troca de calor com o ambiente ao abrir a porta. [1]
90% dessas geladeiras não são frost free, ou seja, você deve desligá-las e retirar o gelo manualmente para manter tanto a eficiência quanto a vida útil do freezer.
Elas são ideais para solteiros e casais sem filhos por comportar pouca quantidade de carne no congelador.
As geladeiras com uma porta são bem mais baratas que os outros tipos de geladeiras, porém o seu consumo de energia é um pouco maior [2]. Isso acontece pois, ao abri-lá, sempre submeterá o freezer à temperatura ambiente.
Geladeira duplex
A geladeira duplex tem o refrigerador e o freezer com suas próprias portas.
O freezer da geladeira já consegue ser maior que a de geladeira de uma porta só pelo fato de cada um ter seu próprio compartimento.
Já é mais comum encontrar a tecnologia de degelo em frost free e cycle defrost nestes tipos.
Ótimo custo benefício, eficiência, recursos para economia de energia, portabilidade para legumes, latas, long neck e modulação das prateleiras do refrigerador são os diferenciais desses modelos de geladeiras.
Elas são ideais para casais com filhos, pois comportam maior quantidade de carne no freezer.
Geladeira inverse
A geladeira inverse também apresenta duas portas com posições invertidas: embaixo fica o freezer e em cima fica o refrigerador.
Além da temperatura interna do produto ser mais uniforme, há o aumento na praticidade em pegar alimentos no refrigerador, pois os produtos guardados ficam na mesma altura das nossas mãos.[3]
Em contrapartida, o fato do refrigerador estar na parte superior, dificulta o acesso de crianças e adultos com baixa estatura.
Geladeira side by side
A geladeira side by side tem duas portas de forma que o freezer fica na primeira metade vertical e o refrigerador fica na outra metade.
Os dois compartimentos são do mesmo tamanho.
São produtos com bastante capacidade de armazenamento de alimentos. Para você ter uma ideia, o modelo mais simples começa com 561 litros de capacidade.
Outra vantagem deste tipo de geladeira é a presença de muitas prateleiras e compartimentos internos para guardar os alimentos.
Geladeira french door ou geladeira side inverse
A geladeira french door contém três portas.
Ela é uma mistura do tipo side by side com o tipo inverse, ou seja, na parte debaixo fica o compartimento do freezer e em cima fica o refrigerador com duas portas.
Ela tem bastante capacidade de armazenamento de alimentos, é ótima para quem tem pouco espaço para abrir as suas portas, praticidade para retirar alimentos de dentro do refrigerador pois evita que o usuário se abaixe para pegar legumes e trás homogeneidade na temperatura interna.
Ela juntou as vantagens de dois tipos de geladeiras!
A desvantagem dela continua sendo a dificuldade de acesso para crianças e adultos baixos.
Tipos de geladeiras por tecnologia de degelo
O segundo tipo de classificação das geladeiras é a partir do degelo. Elas podem ser com degelo manual, frost free, degelo semiautomático e cycle defrost.
Geladeira com degelo manual
A geladeira com degelo manual necessita da intervenção do usuário para retirar o excesso de gelo no freezer.
Para tanto, é necessário desligar a geladeira para derreter todo o gelo interno do congelador, para evitar alimentos cobertos de gelo e, assim, o fluxo de ar frio entre os produtos.
A vantagem deste tipo de geladeira são os preços baixos.
Geladeira frost free
A geladeira frost free, como o nome inglês já diz, é livre de congelamento.
Com uma tecnologia que impede a criação de gelo no freezer, não é necessário realizar todo o processo chato de descongelamento do produto.
Em compensação, tais eletrodomésticos são mais caros.
Saiba mais sobre em: https://unaeletro.com.br/o-que-e-uma-geladeira-frost-free/
Geladeira com degelo semiautomático
Na geladeira com degelo semiautomático não precisa desligá-la para fazer o descongelamento.
O recurso de evaporação natural a partir do compartimento da água de degelo é comum em geladeiras deste tipo.
Isso evita acidentes, pois o chão da sua cozinha não fica molhado.
Geladeira cycle defrost
A geladeira cycle defrost consiste na tecnologia de um ciclo de descongelamento conforme indicado no manual de instrução do modelo.
Por via de regra, são apenas duas vezes ao ano.
O descongelamento fica mais fácil também, pois há degelo automático no refrigerador, basta apenas fazê-lo de forma manual no freezer.
A grande vantagem deste tipo de geladeira é o preço mais baixo que a frost free.
Tipos de geladeiras por material de fabricação
Existe a classificação de tipos de geladeiras a partir do material de revestimento.
Geladeira Inox
Mais resistente do que os tipos de geladeiras brancas, a geladeira inox é fabricada com liga de aço e cromo.
Oferece praticidade na limpeza, pois é necessário apenas um pano úmido e detergente neutro. Porém, é bem fácil de visualizar as impressões digitais dos usuários na carcaça.
Todas essas vantagens trazem um preço mais elevado na hora de comprá-las.
Geladeira Evox
A geladeira evox é uma evolução da inox.
A sua fabricação utiliza a seguinte composição: aço, zinco e uma camada de verniz impermeabilizante. Isso tudo oferece ainda mais resistência à corrosão e é ideal para cidades com maresia.
A cor dela é semelhante ao inox e tem o mesmo procedimento de limpeza da geladeira inox (pano úmido e detergente neutro).
Geladeira Branca
A geladeira branca é feita de aço comum (combinação de ferro e carbono).
Ela é menos resistente à oxidação, porém combina mais com qualquer tipo de cozinha por causa da cor e deixa a sujeira e as marcas de impressões digitais menos aparentes.
Perguntas e respostas
Quais são os tipos de geladeiras?
Existem três formas de classificar os tipos de geladeiras: por quantidade de portas, por tecnologia de degelo e por tipo de material de fabricação. Quanto à quantidade de portas, podem ser classificadas por uma porta, duplex, inverse, side by side e french door. Quanto a tecnologia de degelo, são classificadas por degelo manual, frost free, degelo semiautomático e cycle defrost. Quanto ao material, os tipos são: inox, evox e branca.
Como chama a geladeira que não é frost free?
A geladeira que não é frost free pode ser classificada como degelo manual, degelo semi automático ou cycle defrost.
Qual é a classificação da geladeira?
Elas podem ser classificadas por quantidade de portas, tecnologia de degelo e material de fabricação.
Qual a diferença de geladeira duplex frost free?
A geladeira duplex é um eletrodoméstico com duas portas e a geladeira frost free tem a tecnologia de degelo automático.
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão e em Técnico em Eletrônica pelo Instituto Federal do Maranhão. Escreve sobre geladeira, ar condicionado e máquina de lavar desde 2024. Seu trabalho diário como técnico é difícil, porque lhe exige leitura de manuais de usuário e de serviço de equipamentos novos nos mercado brasileiro e sem nenhum histórico de manutenção para estudos. Isso lhe dá mais experiência em fazer exames técnicos e imparcial de diversos produtos.